finalíssima

Com torcida de santa-mariense e castilhense, Palmeiras e Santos decidem o título da Libertadores

18.388

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Alan Orlando (Especial/Diário)
Crístian, à esquerda, e Ciro, à direita, moram em Santa Maria e vivem expectativa pela final da competição continental


Palmeiras e Santos disputam, neste sábado, às 17h, em jogo único no Maracanã, a final da Libertadores da América da temporada 2020. Para garantir presença na decisão, o Verdão passou pelo River Plate, e o Peixe eliminou o Boca Juniors.

Pois se engana quem pensa que quem nasce no Rio Grande do Sul torce, obrigatoriamente, ou para Grêmio ou para Inter. A prova disso são o castilhense Ciro Appel de Oliveira e o santa-mariense Crístian da Rosa Rodrigues. Apesar de contrariarem o que é "quase uma lógica" em nosso Estado, desde pequenos os seus times do coração moram longe daqui.

- No começo dos anos 1990, eu veraneava com minha família em Santa Catarina. Lá, um casal amigo dos meus pais me presenteou com uma camisa do Palmeiras. Na época, me encantou e, quando retornamos para o Rio Grande do Sul, me tornei palmeirense - conta Ciro, que é técnico em telecomunicações.

Em jogo de seis gols, Grêmio sai na frente, mas sofre a virada contra o Flamengo

Já o santista Crístian da Rosa Rodrigues assistiu o surgimento dos jogadores Diego e Robinho e, desde então, escolheu a equipe para torcer.

- A maioria da minha família é gremista, mas isso nunca me chamou a atenção. Lembro do Santos ganhando a extinta Copa Conmebol, em 1998, e minha torcida começou de vez quando surgiu a geração de Diego e Robinho, no time campeão brasileiro de 2002 - explica o barbeiro Crístian.

Os palpites

A decisão da Libertadores é em jogo único e com a sede pré-determinada em sorteio que ocorre antes mesmo do começo da competição. Caso o confronto entre Palmeiras e Santos termine empatado no tempo regulamentar, a decisão vai para a prorrogação de dois tempos de 15 minutos. Se a igualdade persistir, o título continental será definido por meio das cobranças de pênaltis.

Ciro demonstra bastante otimismo. Ele elogia o trabalho do técnico Abel Ferreira e arrisca um provável placar.

- Desde a chegada do técnico Abel Ferreira vejo o Palmeiras jogando um futebol diferenciado. Acredito que o Palmeiras tem errado menos do que o Santos ultimamente. Agora é jogo único e o Palmeiras está indo bem na primeira partida das fases eliminatórias. Meu palpite é 2 a 0, um gol do Rony e outro do Luiz Adriano - opina o palmeirense Ciro.

Leia mais sobre Esportes

- Se pegarmos um roteiro, o Palmeiras vem se programando para conquistar este título. Já o Santos é o "patinho feio da final". Foi ganhando na raça, com salários atrasados, presidente com impeachment, uma coisa fora da realidade. Os líderes do elenco como Lucas Veríssimo, Alison, Marinho compraram a ideia do técnico Cuca de dar a vida por uma bola e as chances do Santos estão nisso. Acredito no 2 a 1, com gols de Soteldo e Marinho - comenta o santista Crístian.

Os canais SBT e Fox Sports anunciam a transmissão de Palmeiras e Santos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Grêmio tenta reencontrar o caminho da vitória diante do Coritiba no Couto Pereira

Próximo

Divisão de Acesso pode ter data de começo adiada

Esportes